Faculdade de Games – Vale a Pena? Qual escolher?

Para escrever uma matéria tão especial quanto essa, chamamos nosso CEO e Fundador João Aleixo para falar um pouquinho de como é uma faculdade de games e se vale a pena ou não.

Formado em Game Design pela Universidade Anhembi Morumbi, nosso fundador irá passar um pouquinho da sua visão sobre as possibilidades do mercado de games no Brasil e quais as melhores Universidades para se cursar, caso você chegue à conclusão de que deseja seguir na carreira de games.

Por que escolher uma faculdade de games?

Fala, Futuristas! Tudo certo com vocês? Aqui quem fala é o João Aleixo.

Como muitos de vocês já sabem, eu me formei em Game Design pela Universidade Anhembi Morumbi em um curso bacharelado de 4 anos e estou aqui para passar minha opinião sincera sobre o tema.

A verdade é que, antes de optar por um curso superior na área de games, você precisa responder algumas perguntas importantes:

  • Eu já sei qual área dentro dos games eu desejo seguir?
    • Essa pergunta é MUITO importante, pois a produção de um game envolve diversas áreas. Confira algumas delas aqui: Sound Design, Programação, Animação 2d/3d, Modelagem 3D, Level Design, Game Design, Documentação, Marketing, Arte Conceitual, Roteirização e muito mais!
  • Eu já tive alguma experiência nessa área, seja com algum curso extra ou algum trabalho rápido?
  • Eu quero fazer carreira no Brasil ou no exterior?

Essas são algumas perguntas que irão te trazer clareza para chegar à conclusão de: Vale a pena investir 4 anos da sua vida somados de um investimento financeiro alto?

A verdade é que o mercado de games, tanto no Brasil quanto no exterior, é recheado de oportunidades e é um mercado em expansão. A diferença é que o tipo de profissional procurado pelo mercado brasileiro é bem diferente do tipo de profissional procurado no exterior.

Uma faculdade de games proporciona aos alunos conhecimentos sólidos sobre programação, design, roteirização e muito mais, a fim de preparar para atuar em todas as  etapas da produção de um jogo eletrônico. E é aqui que mora o pulo do gato.

 

“Eu não sei qual área eu gosto mais dentro do universo dos games”

Se esse é o seu caso, eu tenho uma resposta muito direta para te dar: faça uma faculdade de games em uma boa universidade.

Eu digo isso, pois, se você ainda não tem clareza de qual área você irá se sair melhor, o curso superior é a melhor oportunidade que você tem de descobrir. Os bons cursos superiores de Design de Games abordam absolutamente TODAS as áreas de produção de um jogo, passando desde a programação até a estruturação estratégica para o lançamento do seu jogo.

Para ter uma ideia: até jogo de tabuleiro eu tive que desenvolver durante o curso superior.

No meu caso, essa foi uma experiência incrível, pois me deu uma base muito sólida em todas as áreas de desenvolvimento de jogos e, hoje, com a The Future School, eu consigo oferecer conteúdo em todas as áreas para os alunos da nossa formação.

Além disso, o mercado brasileiro valoriza muito o profissional generalista, ou seja, aquele cara que consegue resolver um pouco de cada área.

Entretanto, isso muda um pouco quando estamos falando do mercado exterior…

 

“Eu já tenho certeza de qual área eu quero seguir dentro do universo dos games”

Se esse é o seu caso, a resposta é simples: não faça uma faculdade de games. E eu digo isso, pois você irá se frustrar ao longo do curso.

Eu vi, ao longo dos 4 anos em que estive cursando Design de Games, vários colegas extremamente talentosos desistirem do curso por não se identificarem com algumas matérias específicas do curso, deixando de lado uma carreira que poderia ser muito bem sucedida se eles tivessem escolhido uma especialização na área que desejavam.

Portanto, se você já sabe que é apaixonado por programação, escolha um curso de especialização na área de programação para games ao invés de um curso superior.

Existem inúmeras escolas e cursos online excelentes relacionados ao assunto e, se você tem menos de 18 anos, pode se candidatar a fazer um curso de desenvolvimento de games aqui na The Future School.

O especialista é muito valorizado no mercado exterior.

Isso quer dizer que, se você for MUITO bom em programação de um tipo específico de jogo, com certeza terá mais espaço em uma empresa fora do país do que no Brasil. Isso acontece, pois os estúdios brasileiros têm recursos financeiros muito limitados, o que exige que a equipe tenha habilidades multidisciplinares e mais generalistas.

Então, independente da área que você escolheu seguir, seja ela design, programação, sound design, level design, animação 2d/3d, modelagem 3d ou qualquer outra área dentro do universo dos games, se você tem certeza que é apaixonado por essa área, não se arrisque entrar em um curso superior na área de games.

 

Quais as melhores faculdades de games do Brasil?

Bem, pensando em te ajudar um pouco a tomar a decisão de qual curso superior escolher, eu separei as melhores faculdades de games brasileiras levando em consideração suas grades curriculares e seu tempo de duração.

Universidade Anhembi Morumbi – Bacharelado em Design de Games

Nota 5/5 MEC

Eu não poderia deixar de trazer a universidade que eu escolhi como primeiro lugar da lista. A ideia aqui não é fazer auto-promoção ou puxar o saco da instituição, mas, sim, evidenciar os pontos fortes do curso ministrado por essa instituição.

O curso superior de Design de Games na Universidade Anhembi Morumbi passa por, absolutamente, todas as áreas de desenvolvimento de jogos e irá te transformar em um game designer generalista. Além disso, você possui projetos semestrais em grupo relacionados ao tema das demais matérias. Isso, para mim, é a cereja do bolo da instituição, pois te força a sentir na pele o que é trabalhar com desenvolvimento de games.

Além disso, a grade é bem completa e os diretores do curso são extremamente ligados ao mercado de games no Brasil.

 

FIAP – Tecnólogo em Jogos Digitais

FIAP é uma universidade extremamente moderna e atualizada com as tendências do mercado. Uma coisa que me chamou muita atenção em sua grade curricular foi a inserção de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Mista (MR) em seu conteúdo programático.

Além disso, seu curso tem duração de 2 anos e meio em um formato híbrido, o que pode ser muito interessante para quem mora muito distante da universidade.

O espaço físico e a estrutura são muito modernas, o que é um ponto extremamente importante ao buscar por um curso na área de games, visto que as especificações das máquinas precisam ser altas, já que as ferramentas profissionais de desenvolvimento de jogos exigem placas de vídeos potentes para renderização, animação 3D etc.

 

Faculdade Méliès – Tecnólogo em Jogos Digitais

Méliès é uma das faculdades mais incríveis que você pode encontrar na área de design e animação. O único ponto contra é o preço, que, digamos, não é dos mais acessíveis.

Entretanto, a estrutura e o conteúdo programático do curso de Jogos Digitais é incrível. Eles também possuem uma estrutura física muito boa e uma nota 4/5 no MEC.

É uma excelente opção a ser considerada.

 

PUC-SP – Bacharelado em Jogos Digitais

PUC-SP quase foi a minha escolha quando estive procurando por um curso superior na área de desenvolvimento de jogos.

Trata-se de uma excelente universidade e um curso com uma grade curricular muito completa. Outro ponto positivo, na minha opinião é que a duração mínima do curso é de 3 anos.

Além de trabalhar conceitos teóricos, o curso da PUC-SP é extremamente prático, exigindo do aluno uma grande entrega de projetos ao longo do semestre.

 

UNIVALI – Bacharelado em Design de Games

De acordo com o Guia da Faculdade, existem duas faculdade com 4 estrelas no ranking, a Universidade Anhembi Morumbi, citada lá no começo desse tópico e a UNIVALI, localizada em Balneário Camboriú.

O curso de Design de Games na Univali possui a duração de 4 anos e foi considerado um dos melhores cursos bacharelados do país.

A grade curricular não está disponível por completa no site oficial, mas avaliando a descrição disponível no site, este é um curso em que o aluno passará por todas as etapas de desenvolvimento de um jogo, desde a sua concepção até a elaboração de estratégias para seu lançamento e monetização.

 

Como é o Curso de Game Design da The Future School?

The Future School 4.0 – Idade de 7 a 18 anos

Caso você tenha até 18 anos, eu não tenho como te recomendar um curso melhor que o nosso. E não é nem puxando o nosso saco.

A realidade é que, quando eu e minha equipe pedagógica montamos nossos módulos de desenvolvimento de games, inserimos todos os conceitos essenciais que você precisa para se tornar um desenvolvedor que vai muito além de conhecimento em programação.

Nossos cursos são voltados, também, para conceitos teóricos do desenvolvimento de jogos, como Storytelling, Character Design e muito mais.

Portanto, se você estiver na idade acima, não pense duas vezes: The Future School é o caminho.

 

Faculdade de games é um bom futuro para meu filho?

A carreira de desenvolvimento de games é uma ótima escolha para aqueles interessados em tecnologia, criatividade e inovação. Com o crescimento do mercado de jogos e entretenimento digital, existem muitas oportunidades de trabalho e possibilidade de se desenvolver como profissional.

Mas, é um caminho extremamente desafiador.

Eu me lembro quando estava na faculdade de games e as pessoas perguntavam “Nossa, que legal! Você fica jogando o dia todo?”

Bem, digamos que é muito diferente disso. O trabalho de um Game Designer é complexo e, apenas AMAR o mundo dos jogos não será suficiente para seguir na carreira.

Seu filho precisará ter disciplina, assim como em toda profissão.

 

Então, qual é o melhor caminho?

Uma boa faculdade de games oferece disciplinas relevantes para a carreira de games, como programação, design de jogos, animação e outras áreas importantes. Sem dúvida é a opção ideal para quem deseja ficar no mercado brasileiro de games, pois o mercado nacional valoriza mais profissionais generalistas.

Além disso, para quem não tem noção de qual área quer se especializar, um curso superior de Design de Games pode ser o caminho ideal.

Para aqueles que já sabem o que quer, um curso de especialização será muito mais eficaz e irá trazer resultados mais rápidos.

Entretanto, há um caminho ainda melhor.

Caso você tenha um filho nas idades entre 7 a 18 anos que já demonstra interesse na área de desenvolvimento de games, o ideal é proporcionar esse tipo de ensino o quanto antes para que ele possa ter noção do que irá aprender quando for optar por uma faculdade de games.

O segredo está, exatamente, em começar a aprender as habilidades essenciais de tecnologia desde cedo.

O ensino de desenvolvimento de games irá proporcionar muito mais do que habilidades técnicas em programação. Habilidades comportamentais como: foco, concentração, organização de pensamentos, criatividade, sistematização e olhar crítico também serão desenvolvidas.

Na The Future School, os alunos têm a oportunidade de vivenciar muito do que aprenderão na faculdade de games, programando diversos jogos interessantes.

Agende uma aula conosco e mostre para seu filho(a) um pouco do que é o desenvolvimento de games, desmistificando essa área que gera bilhões em renda ao redor do mundo.

Venha conhecer a The Future School!

Posts Populares

Categorias:

Quer garantir um futuro melhor para o seu filho?

Entre em contato com a gente e conheça o mercado que mais cresce para o futuro!

Preencha os dados abaixo para poder agendar a experiência tecnológica