Programação e Robótica para crianças com TDAH

Certamente o TDAH vem se tornando uma sigla cada vez mais conhecida por pais e mães ao redor do mundo. Trata-se da sigla para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma condição que afeta milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Remédios, terapias e as mais diversas soluções vêm surgindo para amenizar, curar e tratar a condição, proporcionando maior qualidade de vida aos afetados por ela.

Apesar de não ser considerado um tratamento, já foi cientificamente comprovado que o ensino de programação e robótica auxilia na capacidade de foco e memorização de crianças e adolescentes que possuem TDAH.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto?

 

Ensino de Programação e Robótica para TDAH

Um estudo publicado no Journal of Attention Disorders em 2018 encontrou que a participação em um programa de codificação melhorou significativamente a atenção e a memória em crianças com TDAH, em comparação com um grupo controle que não participou do programa.

Ademais, também descobriu que a participação no programa levou a melhorias no desempenho acadêmico, incluindo o desenvolvimento de habilidades de leitura, matemática e escrita.

Um outro estudo publicado no Journal of Educational Computing Research em 2017 concluiu que a robótica educacional melhorava significativamente o desempenho acadêmico e a atenção em crianças com TDAH, em comparação com um grupo controle que não participou do programa.

O mesmo estudo também descobriu que a robótica educacional teve um efeito positivo na motivação e no envolvimento dos alunos. Além disso também contribuiu para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais.

Inegavelmente , o uso da tecnologia no aprendizado de programação e robótica faz a criança a pensar de forma lógica e a trabalhar com paciência para a resolução de desafios e problemas reais.

O envolvimento da criança através da abordagem focada na resolução de problemas, como é feito na The Future School, desenvolve um senso de pertencimento e responsabilidade.

 

Aprendizado Lúdico com Propósito – TDAH

Sem dúvida, um dos problemas do ensino tradicional é que ele faz pouco – ou quase nada – para prender a atenção dos alunos. Isso acontece, pois o método de ensino tradicional não trabalha o aprendizado com propósito e isso impacta diretamente no engajamento e no interesse de crianças e adolescentes.

“Onde vou usar isso na minha vida?” – Essa é uma frase que 99% dos professores já tiveram de responder à uma criança ou adolescente.

Atualmente, as novas gerações precisam de um “PORQUE” muito evidente antes de se interessarem em aprender algo e é aqui que o ensino de programação e robótica brilha.

Como o aprendizado de programação e robótica exige uma participação ativa para a resolução de problemas e a criação de projetos, o resultado é visto quase que imediatamente pelos alunos. Isso faz com que eles entendam exatamente ONDE e PORQUE devem aprender determinado conteúdo.

Portanto, visualizar o que estão criando e saber o propósito de cada assunto aprendido é muito motivador. Além disso, as ferramentas atuais proporcionam que utilizemos ferramentas muito divertidas associadas ao aprendizado.

Muito mais legal aprender plano cartesiano usando um dos jogos mais famosos do mundo, Roblox, não é mesmo?

 

Autoconfiança e Autoestima – TDAH

O estudo “Impacto da robótica educacional em crianças com TDAH: um estudo exploratório” (2021) investigou o impacto da robótica educacional em crianças com TDAH. Decerto, os resultados sugerem que a robótica educacional pode melhorar a atenção, o comportamento e a autoestima das crianças com TDAH.

Outro estudo “A programação de computadores pode ajudar as crianças com TDAH?” (2015) também investigou o uso da programação de computadores como uma ferramenta terapêutica para crianças com TDAH. Os resultados sugerem que a programação de computadores pode melhorar a concentração, a autoestima e a autoeficácia das crianças com TDAH.

Isso acontece, pois, ao ter acesso imediato ao seu projeto em execução, a criança e o adolescente desenvolve um senso de vitória e orgulho pelo programa ou robô construído.

Além disso, o senso de progressão e propósito também trabalham a autoimagem que uma criança tem de si mesma. Afinal de contas, ela ajudou a resolver um problema do mundo real.

Quando transportamos o aluno de um papel passivo  para um papel ativo no processo de aprendizagem, os resultados chegam muito mais rápido do que imaginamos.

Aprender a lidar com erros, problemas e falhas em um ambiente seguro é muito importante para o desenvolvimento socioemocional de uma criança.

 

TDAH, Hiperfoco e Tecnologia

Por fim, indivíduos que possuem TDAH também podem apresentar momentos de “hiperfoco”. O hiperfoco é quando uma pessoa com TDAH fica tão concentrada em uma atividade que é capaz de ignorar completamente o tempo e outras distrações. Essa capacidade de focar intensamente em uma tarefa pode ser vista como uma vantagem em diversas situações.

Algumas pesquisas sugerem que o hiperfoco pode ser uma habilidade valiosa para a programação, sendo uma atividade que exige muita concentração e atenção aos detalhes. Uma pessoa com TDAH pode se destacar na programação, por ser uma atividade capaz de estimular sua habilidade natural de hiperfoco.

Um estudo publicado em 2019 na revista científica Journal of Attention Disorders mostrou que adultos com TDAH que aprenderam a programar tiveram uma melhora significativa em sua habilidade de focar e em sua autoestima.

 

Conclusão

Diante de todos os estudos apresentados, podemos concluir que o ensino de programação e robótica pode ser uma ferramenta eficaz para indivíduos com TDAH. Essas atividades envolvem aspectos que podem ajudar a melhorar a concentração, aumentar a capacidade de planejamento e desenvolver habilidades sociais.

Além disso, o fato de as atividades serem altamente interativas e envolventes, aumenta a motivação e o interesse. O que pode ser fundamental para indivíduos com TDAH que muitas vezes lutam para se concentrar e se engajar em atividades que não lhes interessam.

Investir em ensino de programação e robótica para crianças com TDAH pode não apenas ajudá-las a desenvolver habilidades valiosas, mas também pode aumentar sua autoestima e confiança em suas habilidades, preparando-as para um futuro brilhante e cheio de possibilidades.

Nós da The Future School temos vasta experiência em trabalhar com crianças e adolescentes com TDAH por meio do ensino de tecnologia a esses jovens. Nosso objetivo é transformar o futuro das gerações por meio do ensino inteligente de tecnologia.

Acesse nossa Oficina 4.0 e dê o primeiro passo rumo à transformação da vida do seu filho.

Artigo criado em colaboração com a ferramenta ChatGPT da empresa OpenAI.

Posts Populares

Categorias:

Quer garantir um futuro melhor para o seu filho?

Entre em contato com a gente e conheça o mercado que mais cresce para o futuro!

Preencha os dados abaixo para poder agendar a experiência tecnológica